O Instituto Cultural
Flávio Gutierrez

O Instituto Cultural Flávio Gutierrez – ICFG é uma entidade cultural do terceiro setor, sem fins lucrativos e integrante do Sistema Nacional de Museus, fundado em 1998, tem a missão de criar e promover espaços que gerem o intercâmbio de ideias, a reflexão, a formação de novos públicos e de ampliar o acesso à memória nacional.

O Instituto surgiu como uma extensão natural das atividades da colecionadora Angela Gutierrez que, inspirada pelo desejo de compartilhar com o grande público o acesso às suas coleções particulares, optou pela doação dos acervos de oratórios, ferramentas de trabalho e imagens sacras para a criação dos espaços museográficos: Museu do Oratório, em Ouro Preto, o Museu de Artes e Ofícios, em Belo Horizonte e o Museu de Sant’Ana, em Tiradentes. Todos eles tiveram as suas coleções doadas ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional- IPHAN, no ato da inauguração, sendo o ICFG responsável pela criação, implantação e gerenciamento dos seus espaços.

Sediado em Belo Horizonte, Minas Gerais, o Estado que abriga o maior conjunto de bens tombados do patrimônio histórico brasileiro, o Instituto Cultural Flávio Gutierrez tem a chancela da UNESCO e, pela seriedade do trabalho desenvolvido desde a sua criação, recebeu em 2003 o Prêmio Reina Sofia – concedido pelo governo espanhol a instituições e projetos que valorizam e preservam o patrimônio artístico e cultural na Península Ibérica e nos países americanos de origem latina.

Reconhecido internacionalmente, o ICFG foi uma das instituições brasileiras convidadas e a única organização do país a participar da 2ª Reunião Extraordinária do Comitê Intergovernamental de Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da Unesco, em Sofia, capital da Bulgária, em fevereiro de 2008. No ano de 2010, o ICFG foi convidado a participar do Seminário Culturas Vivas, realizado com a chancela da UNESCO, pelo Museu de Londres, na Inglaterra. No mesmo ano, a Presidente do ICFG foi uma das homenageadas pela Brazil Foundation, em Nova York, pelo trabalho realizado à frente do Instituto.

Resgatando acervos populares

Relatórios Anuais

Tenha acesso ao Relatório Anual do ICFG com informações sobre todas as suas atividades.

Relatórios Anuais

Flávio Gutierrez

Veja Mais

Angela Gutierrez

Veja Mais

Equipe

Presidente

Angela Gutierrez

Planejamento e Gestão

Ana Beatris Batista Silva - Coordenação Geral

Ana Cristina Jardim de Melo - Gerente de Planejamento

Carolina Garcia Carvalho - Gerente de Recursos Humanos

Lázaro Silva Oliveira - Gerente Administrativo

Museóloga

Vanessa Gonçalves de Vasconcelos

Contabilidade

Welington L Carvalho – CTC Ltda

Comunicação Digital

Aristóteles Gomes Júnior

Secretária Executiva

Marilda Soares

Consultoria de Comunicação

Fátima Andrade Dias

Consultoria de Relações Institucionais

Paulo de Tarso Barbosa Passos