Desde 2008, o Instituto Cultural Flávio Gutierrez desenvolve iniciativas de responsabilidade social, através do Programa Valor Social, com ações especialmente voltadas para contribuir na formação de jovens e crianças. Em Belo Horizonte realiza o curso de qualificação de jovens na área de conservação e em Ouro Preto possibilita a iniciação musical de 70 crianças e adolescentes, através do Coral Canto Crescente.
Valor Social
Curso de Qualificação de Jovens na Área de Conservação
O Curso de Qualificação de Jovens na Área de Conservação busca contribuir para a conservação e valorização do patrimônio cultural material e imaterial do Brasil, disseminando princípios básicos e preparando profissionais na área de preservação de bens históricos e culturais. Promove a formação de jovens oriundos de áreas economicamente desfavorecidas para atuarem como assistentes de restauradores no mundo do trabalho. Desde o início das atividades foram sete turmas e mais de 200 jovens concluíram o curso de qualificação e cerca de 80% estão atuando no mercado de trabalho, o que confirma a efetividade do projeto e a garantia de promissores resultados. Os jovens formados pelo projeto já atuaram em importantes trabalhos de restauração e conservação, tais como:
Cúpula da Capela do Cemitério do Bonfim. Belo Horizonte – MG;
Restauração da Sala das Sessões do Museu Mineiro. Belo Horizonte – MG;
Restauração da Igreja São José. Belo Horizonte – MG;
Conservação dos Livros de registro de sepultamento do Cemitério do Bonfim. Belo Horizonte – MG;
Conservação de acervo do IHGB. Belo Horizonte – MG;
Cassino de Lambari – MG;
Basílica de São Geraldo. Curvelo – MG;
Restauração do “Painel Civilização Mineira” de Cândido Portinari localizado na Casa Fiat de Cultura. Belo Horizonte – MG;
Biblioteca Mário de Andrade. São Paulo – SP;
Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Lafaiete – MG;
Igreja Ortodoxa de São Jorge. Belo Horizonte – MG;
Matriz de Santo Antônio. Paracatu – MG;
Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Paracatu – MG;
Igreja Matriz de Santo Antônio em Alvorada de Minas – MG;
Basílica Bom Jesus de Matosinhos. Congonhas – MG;
Igreja Nossa Senhora do Rosário. Mariana – MG;
Casa Padre Taborda. Itaverava – MG;
Igreja Senhor do Bonfim. Bonfim – MG;
Museu Mineiro. Belo Horizonte – MG.
Coral Canto Crescente
Em Ouro Preto, o ICFG desenvolve o Coral Canto Crescente, projeto sociocultural criado em 2012, que possibilita a iniciação musical de 70 crianças e adolescentes, estudantes da rede pública de ensino de Ouro Preto, com idades entre sete e quinze anos, que associa a música a elementos cênicos, indo além da postura tradicional dos coros.
O projeto é uma alternativa para enriquecer a educação na rede escolar do município, incentivando a formação na área musical e favorecendo o desenvolvimento cultural de adolescentes de Ouro Preto. Em maio de 2015 o Coral Canto Crescente recebeu a medalha de Honra do Sistema de Museus de Ouro Preto – Cônego José Feliciano da Costa Simões pelos relevantes serviços prestados aos museus de Ouro Preto e particularmente pelo trabalho desenvolvido no Museu do Oratório.
Desde a sua criação o Coral Canto Crescente vem realizando várias apresentações e já participou de importantes eventos como o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana, o Festival de Inverno da UFMG, a Semana Guignard, em Ouro Preto e eventos em Belo Horizonte. Entre as músicas trabalhadas e apresentadas pelo Coral estão: Planeta Água (Guilherme Arantes), Coração Bobo (Alceu Valença), Sabiá (Luiz Gonzaga),Tempos Modernos (Lulu Santos),Velha Infância (Tribalistas), O Leãozinho (Caetano Veloso) O Que é o que é (Gonzaguinha), Ponta de Areia (Milton Nascimento), Romaria (Renato Teixeira) e outros renomados autores, prestigiando a música popular brasileira.