O ICFG desenvolve uma série de publicações idealizadas para valorizar e difundir temas associados ao patrimônio nacional, ampliar as referências bibliográficas do setor e formar novos públicos.

A Casa de Guardar Histórias
Livro infantil publicado em 2001, como introdução ao universo do Museu do Oratório, patrocinado pela Petrobras, com texto de Zélia Abreu e ilustrações de Santa.


Anais dos Seminários de Capacitação Museológica
Livro contendo os Anais dos três Seminários de Capacitação Museológica, realizados pelo ICFG em 2002, em Belo Horizonte, como parte do processo de implantação do Museu de Artes e Ofícios. Com 451 páginas, a publicação traz o conteúdo de todas as 51 apresentações feitas por expositores do Brasil e de diversos museus estrangeiros, ao longo dos três seminários.


Francisco Vieira Servas e o Ofício da Escultura na Capitania das Minas do Ouro
Livro publicado em 2002 - com o patrocínio da Petrobras e o apoio dos Correios - que resgata a obra do escultor Servas, um dos mestres do barroco mineiro, nascido em Portugal. Edição bilíngüe (português/inglês), 224 páginas, com pesquisa, organização e textos de Adriano Ramos, fotografias de Eugênio Sávio e posfácio do Prof. Eduardo Pires de Oliveira, da Universidade do Minho, em Portugal.


Museu do Oratório
Co-edição com a Fundação CCF-Brasil, em 1999, em edição bilíngüe (português-francês), com 200 páginas. Com pesquisa e organização de Cristina Ávila e fotografias de Eugênio Sávio e Rui César, a publicação reúne 121 peças do acervo do Museu do Oratório.


O Livro de Sant'Anas
Obra editada em parceria com a Vito Transportes, em 2001, apresenta 232 peças da coleção de Angela Gutierrez. Edição bilíngüe (português/inglês), 191 páginas, com fotografias de Eugênio Sávio, introdução de Myriam Ribeiro de Oliveira e texto de Maria Beatriz de Mello e Souza.


O Território do Barroco no século XXI
Livro publicado em conjunto com a Revista Barroco, em 2000, como parte das comemorações dos 500 anos do Brasil. São 24 ensaios de especialistas de renome internacional, que, em 500 páginas, propiciam uma ampla discussão sobre as inúmeras possibilidades de permanência do Barroco como elemento de inserção cultural do homem na civilização contemporânea.


Objetos da Fé
Catálogos que apresentam a Coleção de Oratórios em exposições no Brasil e no Exterior (em português, espanhol, inglês e francês).


 
 
 
Museu do Oratório
 
A Casa de Guardar Histórias
 
O Livro de Sant'Anas
 
Francisco Vieira Servas e o Ofício da Escultura na Capitania das Minas do Ouro
 
O Território do Barroco no século XXI
 
  Instituto Cultural Flávio Gutierrez R. Pernambuco, 622 Savassi 30130-151 Belo Horizonte MG info@icfg.org.br 55 [ 31 ] 3261 6179