Veículo: VALOR SOCIAL . Quarta-Feira, 10 de Dezembro de 2008 .
Título: VALOR SOCIAL


A primeira turma do Curso de Conservação, realizado pelo Instituto Cultural Flávio Gutierrez dentro do Programa Valor Social, projeto social da instituição, está prestes a se formar. A cerimônia de conclusão do curso, que tem como objetivo a capacitação profissional em conservação de patrimônio material, será no dia 11 de dezembro, no Museu de Artes e Ofícios, onde os alunos puderam receber a maior parte das aulas.

O curso foi inaugurado no dia 16 de junho. Após 420 horas/aula dispostas em seis meses de curso, é possível perceber os avanços desses alunos. São 30 jovens da rede pública de ensino, provenientes de diversas áreas de Belo Horizonte e do Bairro Jardim Canadá, que venceram o desafio de ter uma formação especializada. Esses alunos receberam bolsa-auxílio, vale-transporte, uniforme, lanche e material para as aulas.

Ao longo do curso eles puderam aprender disciplinas diversas - técnicas e integradas - que foram ministradas por profissionais especializados. Entre elas, Biologia, Física, Matemática, Química, Ética e Cidadania, Empreendedorismo, Informática, Português, Inglês, História, Fotografia, Cinema, Marcenaria, Artes Plásticas, Modelagem, Tratamentos variados, Colagem e Reboco.

Além disso, também participaram de palestras e realizaram visitas técnicas a cidades históricas que concentram bens tombados pelo patrimônio cultural, como Ouro Preto, Sabará, Congonhas, Conceição do Mato Dentro, Santa Bárbara e Catas Altas. Em Belo Horizonte, visitaram o Museu Mineiro, os prédios restaurados da Praça da Liberdade, o Antigo Cine Brasil e o Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis da UFMG (CECOR).

Durante todo o curso, os alunos utilizaram a estrutura do moderno laboratório de restauro do MAO, totalmente equipado e concebido para esta finalidade: microscópios, câmeras de vidro para fumigação e para gases inertes, além de uma banheira para peças móveis em madeira, dentre outros equipamentos.

O nível de assiduidade ao longo do curso, superior a 98%, comprova o interesse e a satisfação dos alunos. "Apesar de ser um curso, eu o considero como meu primeiro trabalho e talvez seja isso que me inspire a dar o meu melhor", declarou o aluno Fernando Lindolfo Pereira.

Nada será como antes

Mais do que oferecer qualificação, o Programa Valor Social é uma promissora iniciativa de inserção sócio-cultural e profissional desenvolvida em Minas Gerais. "Este curso foi a melhor coisa que já aconteceu na minha vida até aqui, pois sou tratado como pessoa digna de confiança e de respeito. Nunca estive em algum outro lugar que me inspirasse perseverança, para continuar sonhando, buscando transformar meu sonho em realidade. Para mim, este local é muito mais que um simples curso de qualificação, é uma lição de vida", relatou outro aluno, Thadeu Henrique Elias.
De acordo com a coordenadora geral do curso, Naila Mourthé, que também coordena o Setor Educativo do MAO, "esses 30 alunos agora certamente estão aptos para atuarem como assistentes de restauradores no mundo do trabalho, conscientes do seu potencial profissional e de sua responsabilidade como cidadãos articuladores da preservação e da valorização do patrimônio cultural do Brasil".

Angela Gutierrez, presidente do ICFG, também acredita no futuro desses jovens e se emociona por estar realizando um sonho antigo. "Sabemos de todas as dificuldades, mas, se eles quiserem, nós vamos, juntos, criar uma forma de sermos felizes e realizados".

O Programa contou com a parceria da Secretaria Municipal de Políticas Sociais de Belo Horizonte e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento do Município de Nova Lima no processo de seleção dos candidatos, e com a parceria da Fundação Dom Cabral na formação de empreendedores e no encaminhamento dos alunos para o mercado formal de trabalho. É uma realização do Instituto Cultural Flávio Gutierrez, dentro das ações desenvolvidas para comemorar seus dez anos de atuação, e conta com o patrocínio do IPHAN, Ministério da Cultura e Governo Federal.




Assessoria de imprensa e comunicação
Conceito Comunicação Estratégica
Fernanda Aguilar

 
 
 
 
10.12.2008
VALOR SOCIAL
 
 
4.12.2008
Embaixadora e operária da Cultura
 
 
6.11.2008
A todo vapor
 
 
16.10.2008
Angela Gutierrez vence o Prêmio Cláudia 2008
 
 
17.6.2008
SEMANA DE MUSEUS
 
 
17.6.2008
Entrada gratuita no Museu de Artes e Ofícios
 
 
29.4.2008
1º DE MAIO
 
 
3.4.2008
OFÍCIO DA MÚSICA
 
 
29.2.2008
Primeiro passo para um novo museu em Minas
 
 
28.2.2008
A convite da UNESCO
 
 
1 . 2 . 3 . 4 . 5 . 6 . 7

 
 
 
  Instituto Cultural Flávio Gutierrez R. Sapucaí, 127 Floresta 30150-050 Belo Horizonte MG info@icfg.org.br 55 [ 31 ] 3261 6179