Veículo: Primeiro passo para um novo museu em Minas . Sexta-Feira, 29 de Fevereiro de 2008 .
Título: Primeiro passo para um novo museu em Minas


Um raro acervo de imagens de Sant'Ana - a mãe da Virgem Maria -, datadas do século XVII ao XX, da colecionadora Angela Gutierrez, pode se tornar um novo museu em Minas Gerais, na cidade histórica de Tiradentes. Um protocolo de intenções nesse sentido será assinado entre o Instituto Cultural Flávio Gutierrez (ICFG) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na próxima sexta-feira, dia 29, com a interveniência da Fundação Rodrigo Melo Franco de Andrade (FRMFA). O documento visa o levantamento de recursos para o projeto e também a implantação e gestão de uma biblioteca do Barroco na mesma cidade, que pretende ser a mais completa do gênero na América Latina.

A coleção é formada por 250 imagens de Sant'Ana, a santa protetora da fecundação, dos lares e da família e também dos mineradores, um acervo bem representativo do sentimento religioso e popular no país. São obras brasileiras, eruditas e populares, dos mais diversos estilos e técnicas, produzidas por anônimos, entre os séculos XVII e XX, em madeira, pedra ou terracota, que a colecionadora buscou e pesquisou durante mais de três décadas.

O Museu de Sant'Ana será instalado na antiga cadeia pública de Tiradentes, uma construção do século XVIII localizada na Rua Direita, em frente à Capela do Rosário. Já a Biblioteca do Barroco será instalada na Casa do Padre Toledo, do século XVIII. Ambos os prédios são da FRMFA e estão sob a guarda da UFMG que mantém ali um campus avançado.

No ano em que se comemoram os 10 anos do ICFG, Angela Gutierrez, sua presidente, pretende repetir as bem-sucedidas experiências do Museu do Oratório, em Ouro Preto, e do Museu de Artes e Ofícios, na capital mineira. Em ambos os casos, ela doou ao patrimônio público suas coleções particulares, ficando a manutenção e gestão dos espaços museológicos a cargo do ICFG, uma instituição sem fins lucrativos voltada para a preservação do patrimônio cultural brasileiro. "Em 10 anos, construímos a certeza de que a parceria entre instituições, governos e sociedade é o único caminho possível para viabilizar iniciativas capazes de preservar o patrimônio cultural do país", enfatiza a empreendedora.

Para Heloísa Starling, vice-reitora da UFMG e responsável pelo projeto do campus avançado da Universidade em Tiradentes, "a criação do museu é importante, pois Tiradentes passa a contar com um museu que não existe similar no país. Isto trará um efeito positivo no turismo da cidade." A vice-reitora acredita também que as ações previstas no protocolo vão permitir que a UFMG disponibilize mais conhecimento, amplie a pesquisa e ofereça um acervo para pesquisadores mineiros, nacionais e internacionais.

A cerimônia será realizada às 17hs, no campus da UFMG, no Salão de Reuniões (4º andar) do prédio da Reitoria, com a presença de Angela Gutierrez, Presidente do ICFG, e Ronaldo Tadêu Pena, Reitor da UFMG e presidente do Conselho Deliberativo da FRMFA, entre outros convidados.
Assessoria de imprensa e comunicação do ICFG
Conceito Comunicação Estratégica
Fernanda Aguilar
 
 
 
 
10.12.2008
VALOR SOCIAL
 
 
4.12.2008
Embaixadora e operária da Cultura
 
 
6.11.2008
A todo vapor
 
 
16.10.2008
Angela Gutierrez vence o Prêmio Cláudia 2008
 
 
17.6.2008
SEMANA DE MUSEUS
 
 
17.6.2008
Entrada gratuita no Museu de Artes e Ofícios
 
 
29.4.2008
1º DE MAIO
 
 
3.4.2008
OFÍCIO DA MÚSICA
 
 
29.2.2008
Primeiro passo para um novo museu em Minas
 
 
28.2.2008
A convite da UNESCO
 
 
1 . 2 . 3 . 4 . 5 . 6 . 7

 
 
 
  Instituto Cultural Flávio Gutierrez R. Pernambuco, 622 Savassi 30130-151 Belo Horizonte MG info@icfg.org.br 55 [ 31 ] 3261 6179