Veículo: OFÍCIO DA MÚSICA . Quarta-Feira, 4 de Abril de 2007 .
Título: OFÍCIO DA MÚSICA


O Instituto Cultural Flávio Gutierrez agita sua programação cultural neste início de ano com o lançamento de mais um projeto, o Ofício da Música. A idéia é levar a música para dentro do Museu de Artes e Ofícios, unindo o erudito ao popular, a música instrumental e os grupos vocais. Todo mês, uma banda ou artista diferente. Vai ter de tudo: samba, jazz tradicional, chorinho, viola... E o que é melhor: inteiramente gratuito.

De acordo com o curador, Poti Castro, "o mote do projeto é levar música a quem não pode pagar o show, levar uma expressão cultural de boa qualidade para o povo. De jazz a Lavadeiras do Jequitinhonha, grupo Sinhá do Alto Vera Cruz a Orquestra de Câmara", explica. Diversidade, qualidade e acessibilidade, esta é a marca do projeto Ofício da Música.

Estrelas

No dia 3 de abril, os admiradores da boa música poderão conferir o show da All Stars Jazz Band. A banda, que foi formada em Belo Horizonte por experientes músicos da capital mineira e da Europa, prestigia, em seu repertório, o jazz tradicional da década de 20 e o swing da década de 30. Os arranjos originais durante a execução das músicas é a marca registrada do grupo.

Um quinteto de peso compõe a banda. Na clarineta, sax alto e sax tenor, Nik Payton, músico inglês já consagrado em sua terra. Nik participa de grandes bandas, como a Charleston Chasers e a Pasadena Roof Orchestra. Já gravou 13 CDs, além de DVD e trilha sonora para cinema, e esteve em várias turnês em países da Europa e Ásia e nos Estados Unidos. Foi aluno do lendário Bob Wilber, conhecido pela trilha sonora do filme "Cotton Club" e por ser pupilo do grande Sidney Bechet, clarinetista e sax soprano do jazz.

No trompete e na voz, Marcelo Costa, ex-integrante da Autêntica Jazz Band e da BH Jazz Dandies. Seu estilo baseia-se em Louis Armstrong e Bix Beiderbecke. No piano, o experiente Danilo Abreu faz a mistura do jazz tradicional com o swing.

O professor de história da música brasileira e de contrabaixo da Universidade de Minas Gerais, Lúcio Gomes, comanda o contrabaixo e, na bateria, o dinamarquês Bo Hilbert, que escolheu Belo Horizonte como sua terra.

No repertório, estão presentes as figuras de Louis Armstrong, Duke Ellington, Bix Beiderbecke, King Oliver, Fletcher Henderson, Fats Waller, Coleman Hawkins, Ben Webster e Benny Goodman.

"A banda All Stars Jazz foi a escolhida porque gostaríamos de começar com algo de impacto", justifica Poti. A apresentação é aberta ao público, de acordo com o limite da capacidade do espaço (200 pessoas).


SERVIÇO
Ofício da Música com All Stars Jazz Band
Local: Museu de Artes e Ofícios - Praça da Estação
Data: 03 de abril
Horário: 19h30
Entrada franca (até 200 pessoas)



 
 
 
 
27.6.2007
Exposição Ilustrando em Revista
 
 
11.5.2007
OFÍCIOS ESPECIAIS
 
 
11.5.2007
Semana Nacional de Museus
 
 
8.5.2007
Museu do Oratório participa da Semana Nacional de Museus com homenagem a Nossa Senhora
 
 
27.4.2007
Museu de Artes e Ofícios comemora o Dia do Trabalho com portas abertas
 
 
27.4.2007
Poesia entre encontros e redescobertas
 
 
4.4.2007
OFÍCIO DA MÚSICA
 
 
26.3.2007
OFÍCIO DA PALAVRA
 
 
19.12.2006
OFÍCIO DA PALAVRA
 
 
30.11.2006
Ofício da Palavra
 
 
1 . 2 . 3 . 4 . 5 . 6 . 7

 
 
 
  Instituto Cultural Flávio Gutierrez R. Sapucaí, 127 Floresta 30150-050 Belo Horizonte MG info@icfg.org.br 55 [ 31 ] 3261 6179