Veículo: OFÍCIO DA PALAVRA . Terça-Feira, 19 de Dezembro de 2006 .
Título: OFÍCIO DA PALAVRA


OFÍCIO DA PALAVRA
Sérgio Sant'Anna estréia projeto literário inédito em BH


"Literatura é arte e ofício". Foi assim que um dos maiores escritores da literatura brasileira, o carioca Sérgio Sant'Anna, começou a falar sobre sua trajetória literária na noite do dia 29 de novembro, que marcou a estréia do projeto Ofício da Palavra, do Instituto Cultural Flávio Gutierrez.

O autor foi apresentado ao público pelo mediador do encontro, o jornalista e escritor, autor do livro "A razão selvagem", Francisco de Morais Mendes, que o classificou como um poeta generoso. "Somos muito bem tratados pela literatura de Sérgio", disse.

Personalidades da cena literária estiveram presentes no Museu de Artes e Ofícios para prestigiar o autor, entre eles os escritores Jaime Prado Gouvêa, Sérgio Fantini e Luiz Giffoni, além do poeta Murilo Antunes e do músico Tavinho Moura.

Sérgio, que é apaixonado também por futebol e pelo Fluminense, falou da sua relação com a literatura no dia-a-dia, que "hoje tem tendido muito mais para o prazer. Antes eu sofria muito para escrever".

O projeto é mais uma iniciativa do Instituto Cultural Flávio Gutierrez e tem como objetivo criar um espaço diferenciado na capital mineira, aberto ao público, para o debate com autores do primeiro time da literatura nacional. "Esta é mais uma iniciativa que reforça a vocação empreendedora que queremos cultivar no ambiente cultural", assinala Angela Gutierrez, presidente do ICFG.

Para o curador do projeto, o jornalista e escritor José Eduardo Gonçalves, "ao contrário dos eventos literários tradicionais, onde existe toda uma concepção e um aparato físico que mantêm o autor distante do público, este realmente provoca uma proximidade muito maior, quase intimista, promovendo um certo desnudamento do processo criativo do escritor".

Em 2007, a cada mês um escritor será convidado para falar sobre o ato de escrever e o seu processo criativo. Durante o encontro, haverá também um momento para leitura de um texto do autor e bate-papo com os leitores.





Conceito Comunicação Estratégica


 
 
 
 
27.6.2007
Exposição Ilustrando em Revista
 
 
11.5.2007
OFÍCIOS ESPECIAIS
 
 
11.5.2007
Semana Nacional de Museus
 
 
8.5.2007
Museu do Oratório participa da Semana Nacional de Museus com homenagem a Nossa Senhora
 
 
27.4.2007
Museu de Artes e Ofícios comemora o Dia do Trabalho com portas abertas
 
 
27.4.2007
Poesia entre encontros e redescobertas
 
 
4.4.2007
OFÍCIO DA MÚSICA
 
 
26.3.2007
OFÍCIO DA PALAVRA
 
 
19.12.2006
OFÍCIO DA PALAVRA
 
 
30.11.2006
Ofício da Palavra
 
 
1 . 2 . 3 . 4 . 5 . 6 . 7

 
 
 
  Instituto Cultural Flávio Gutierrez R. Pernambuco, 622 Savassi 30130-151 Belo Horizonte MG info@icfg.org.br 55 [ 31 ] 3261 6179