Veículo: Jornal Estado de Minas - 09/11/2006 . Quinta-Feira, 16 de Novembro de 2006 .
Título: PATRIMÔNIO
PATRIMÔNIO
Parceria com a educação


Eduardo Tristão Girão

As interfaces entre instituições culturais e educativas, bem como as influências dessas relações na formação dos indivíduos, são tema do Seminário de Cultura e Educação: Parceria que faz história, que será realizado de hoje a sábado no Minascentro. O evento está dividido em conferências, sessões temáticas e mesa de relatos, que contam com a participação de gestores culturais, professores, representantes de museus e escritores. Voltado a profissionais de cultura e educação, o seminário é promovido pelo Instituto Cultural Flávio Gutierrez, entidade que implantou na capital mineira o Museu de Artes e Ofícios.

O atual debate vem retomar linha de discussão iniciada em 2002, quando foram realizados três seminários sobre ação museológica, parte da fase preparatória para implantação do Museu de Artes e Ofícios, inaugurado em janeiro deste ano. "Na época, percebi que seria muito fecundo trazer aqueles assuntos para o olhar dos educadores, permitindo melhor compreensão dos sentidos e símbolos que estão presentes em nossas vidas. Uma das principais causas do colapso na educação é a falta de sentido nas atividades propostas. É como se o sujeito que quer aprender fosse esvaziado", analisa Helena Mourão, psicóloga e coordenadora do setor educativo do museu.

A programação ficou a cargo de Helena Mourão e da professora Betânia Gonçalves Figueiredo, da Universidade Federal de Minas Gerais, que comanda, amanhã, a sessão temática "Patrimônio imaterial: o saber fazer na história". Um dos temas centrais é a valorização das manifestações materiais e imateriais da cultura e como isso pode ser empregado como suporte dos processos educativos.

Segundo Helena Mourão, as escolas estão enxergando que precisam "extrapolar os próprios muros", tirar o máximo de proveito de experiências em espaços culturais, como museus, por exemplo. Por outro lado, explica, verifica-se, atualmente, tendência de tais espaços se prepararem teórica e metodologicamente não apenas para receber grupos escolares, mas também para proporcionar experiência de aprendizagem mais completa, em que estudantes entendam, de fato, sobre o objeto de estudo.

INTERAÇÃO Para discutir sobre resultados de experiências com escolas, a mesa de relatos de amanhã reunirá representantes do Museu Histórico Abílio Barreto (Thaís Pimentel), Museu de Arte Moderna de São Paulo (Laima Leyton) e do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Rio Grande do Sul (José Itaqui), sob a coordenação da professora Silvânia Souza do Nascimento, da Superintendência de Museus de Minas Gerais. "As pessoas, às vezes, se esquecem de dizer que matérias escolares como matemática, por exemplo, não nasceram da natureza. São resultado de uma cultura, uma herança culturalmente organizada pela humanidade", exemplifica Helena Mourão.

Um dos destaques é a participação do professor espanhol Mikel Asensio, da Universidade Autônoma de Madri, responsável por importante trabalho educacional no Museu Reina Sofia, na capital de seu país. Ele tratará de temas como aprendizagem no contexto do patrimônio (com exemplos), aprendizagem informal (e respectivos formatos em museus) e planificação da educação em museus. É a primeira vez que vem ao Brasil falar sobre seu trabalho.

As inscrições para o evento já foram encerradas. De acordo com Helena Mourão, os textos relativos ao seminário serão compilados e entregues aos participantes. Há possibilidade de que sejam publicados uma segunda edição, que se destinaria à venda.



 
 
 
 
 
20.3.2007
Museu do Oratório participa, em Brasília, da exposição Aleijadinho e seu Tempo - Fé, Engenho e Arte
 
 
19.12.2006
O Estado de Minas
 
 
19.12.2006
Camille Claudel, a sombra de Rodin
 
 
30.11.2006
Veículo: Revista Museu - www.revistamuseu.com.br
 
 
30.11.2006
RAQUEL FARIA - Aviso aos fãs
 
 
30.11.2006
JORNAL O TEMPO
 
 
30.11.2006
Hoje em Dia
 
 
16.11.2006
Jornal Estado de Minas - 09/11/2006
 
 
14.11.2006
11/11/2006 - Hoje em Dia
Caderno de Cultura
 
 
14.11.2006
Revista Educação - www.revistaeducacao.com.br
AGENDA
 
 
1 . 2 . 3

 
 
  Instituto Cultural Flávio Gutierrez R. Sapucaí, 127 Floresta 30150-050 Belo Horizonte MG info@icfg.org.br 55 [ 31 ] 3261 6179