O Instituto Cultural Flávio Gutierrez - ICFG, fundado e presidido por Angela Gutierrez, tem por objetivo a preservação, difusão e valorização do patrimônio cultural brasileiro.

Criado em 1998, o ICFG é uma entidade do terceiro setor, sem fins lucrativos, que atua especialmente no desenvolvimento de projetos museológicos e museográficos, tais como o Museu do Oratório e o Museu de Artes e Ofícios. Além disso, o ICFG coordena projetos editoriais focados na área de patrimônio e desenvolve projetos educacionais e culturais.

O nome do Instituto é uma homenagem ao empresário Flávio Gutierrez e revela o compromisso de Angela Gutierrez com a continuidade do trabalho desenvolvido por seu pai como colecionador e incentivador das artes e da cultura brasileira.

Sediado em Belo Horizonte, Minas Gerais - Estado que abriga o maior conjunto de bens tombados do patrimônio histórico brasileiro -, o Instituto tem a chancela da UNESCO e, pela seriedade do trabalho desenvolvido desde a sua criação, recebeu em 2003 o Prêmio Reina Sofia - concedido pelo governo espanhol a instituições e projetos que valorizam e preservam o patrimônio artístico e cultural na Península Ibérica e nos países americanos de origem latina.

 
Flávio Gutierrez  
Depoimento
Angela Gutierrez
 
 
  Instituto Cultural Flávio Gutierrez R. Pernambuco, 622 Savassi 30130-151 Belo Horizonte MG info@icfg.org.br 55 [ 31 ] 3261 6179